O congresso técnico da Divisão de Acesso 2023 será realizado nesta terça-feira, às 15h, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre. Na ocasião, estarão reunidos representantes dos 16 clubes que irão participar da competição e serão oficializadas fórmula de disputa, chaveamento e datas.
– Já houve um pré-congresso, que deixou questões encaminhadas. O chaveamento deverá seguir regionalizado para diminuir os custos das equipes, então sabemos quais serão nossos adversários. Serão debatidas regras, custos de arbitragem, verbas a serem repassadas, transmissão dos jogos e outros pontos – comenta Pedro Della Pasqua, presidente do Inter-SM. Além dele, irá à reunião o diretor de futebol Marcos Pedroso, o Marquinhos.
O provável grupo do Alvirrubro na primeira fase do Acesso deve ter o São Gabriel, Bagé, Guarany, de Bagé; Guarani, de Venâncio Aires; Lajeadense, Santa Cruz e Pelotas.
A outra chave deve ser formada por Glória, de Vacaria; Brasil, de Farroupilha; Tupi, de Crissiumal; Monsoon, de Porto Alegre; Veranópolis, União Frederiquense, Passo Fundo e Gaúcho, de Passo Fundo.
Segundo Della Pasqua, após o congresso técnico, ele e Marquinhos devem se reunir com o técnico Ben-Hur Pereira, que mora na Região Metropolitana. Até o momento, o Alvirrubro anunciou a contratação de 13 jogadores. Mais dez nomes devem ser confirmados nos próximos dias, sob indicação do novo treinador. A pré-temporada no Estádio Presidente Vargas começa em 13 de março e o Acesso deve ter início em 16 de abril.